A Polícia Civil realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma operação para desarticular um esquema de tele-entrega de drogas na Região Metropolitana de Porto Alegre e em Santa Catarina. Nove pessoas foram presas. Dois veículos, munições, celulares, drogas e dinheiro foram apreendidos.
Foram cumpridos, durante as ações, 41 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva em Alvorada, Cachoeirinha, Caraá, Gravataí, Porto Alegre e Florianópolis.
Segundo a polícia, dos oito mandados de prisão, um era do chefe da quadrilha, dois eram de gerentes do esquema e cinco de motoristas que faziam a tele-entrega. Um gerente e dois motoristas foram presos. Os outros cinco estão foragidos.
Outras seis pessoas foram presas em flagrante durante as ações.
A investigação apontou ainda que eram três gerentes que faziam parte do esquema. Mas um deles foi morto por uma quadrilha rival.
Segundo a delegada responsável pela 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, Luciana Smith, as investigações iniciaram no final do ano passado.
"Neste período chegamos a conclusão de que a atuação deles já era bem intensa", afirma.
A delegada explica que existia uma central onde os clientes entravam em contato para realizar a solicitação da droga. O responsável pelo local, chamado de "gerente", recebia o pedido e despachava motoristas que estavam na rua para fazer as entregas.
A operação recebeu o nome de Beira Rio porque o chefe do esquema é conhecido como "colorado".
A quadrilha era responsável pela entrega de drogas em 10 bairros de Gravataí, segundo a polícia. As autoridades esperam concluir o inquérito em 10 dias.