A meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias, antecipa que o mês de julho pode registrar temperatura acima ou muito acima da média no Sul do Brasil. A tendência é que o período tenha muitos dias de temperatura alta para a época. O frio persistirá, mas com frequência bastante inferior ao habitual. 

Parte do Sul do Brasil, especialmente cidades mais a Oeste, terão um julho menos chuvoso, com os maiores volumes se concentrando no Leste da região. A tendência é que os efeitos do El Niño na chuva no Sul do Brasil, como a MetSul tem reiterado, se verifiquem principalmente a partir de agosto ou setembro, encaminhando uma primavera de grandes excessos de precipitação, particularmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Rio Grande do Sul, pelos padrões históricos, tem um julho chuvoso. No caso de Porto Alegre, o mês tem uma temperatura mínima média histórica de 10,4ºC, a menor entre os meses do ano. Já a temperatura máxima média é de 19,7ºC, também a mais baixa entre todos os meses do calendário.

A temperatura média mensal de julho na capital gaúcha é de 14,1ºC, a menor entre os meses do ano, 0,7ºC abaixo da de junho que é a segunda mais baixa e 1,6ºC inferior à de agosto, a terceira menor. A tendência de um julho quente na sequência de um junho com poucos episódios frios é uma má notícia para o varejo que tem enfrentado dificuldades na comercialização de produtos de inverno devido às altas temperaturas.

Deixe seu Comentário