Polícia
12/04/2023 05H45
Um adolescente de 14 anos foi apreendido na noite desta terça-feira (11) por suspeita de envolvimento no planejamento de um possível ataque a uma escola no município de Maquiné, no Litoral Norte.
Integrantes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do 8º Batalhão da BM, do Litoral, cumpriram mandado de busca da casa onde o adolescente estava com os pais, que foram conduzidos para prestar depoimento na delegacia de Osório. A polícia encontrou bandeiras e fotos nazistas e fascistas, imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes.
Segundo o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Core, delegado Marco Antônio de Souza, todo o material recolhido será periciado e as eventuais provas obtidas até agora indicariam que o ataque seria realizado na quarta-feira (12), o que ainda deve ser confirmado:
— Foi uma ação preventiva, mas temos provas de que iria ocorrer mesmo e que seria amanhã, na escola em que o adolescente estuda.
Diretor da Core, o delegado Bolívar Llantada explica que uma força-tarefa foi montada rapidamente, a partir da apreensão do paranaense, e que, enquanto um grupo planejava a ação de prevenção, outro obteve autorização judicial para cumprir mandado de busca na casa do suspeito gaúcho.
A investigação busca descobrir se o possível ataque planejado para Maquiné teria ligação com outros no Brasil e com grupos neonazistas.
Fonte: GZH
Foto: Polícia Civil / Divulgação