Liderados pelo deputado estadual Eduardo Loureiro e o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) Jacques Barbosa, prefeitos da região entregaram ao governador eleito Eduardo Leite, nesta quinta-feira em Porto Alegre, uma série de reivindicações que vão desde a duplicação de rodovia até a contratação de servidores para a Universidade Estadual (UERGS).

Primeiro item abordado no encontro, a duplicação e construção de terceiras-pistas na ERS-344 ocupou parte da conversa. “Os municípios estão se cotizando e já estão elaborando os projetos”, destacou Barbosa. Na área da infraestrutura, foram apresentados ainda a necessidade de construir trevos no acesso ao Distrito de Buriti e ao Parque de Exposições, na ERS-344; e dois trevos da ERS-218, no acesso ao Instituto Federal e ao Bairro Indubras; em Santo Ângelo. O contorno viário de Catuípe também foi listado como prioridade, assim como maior atenção aos projetos de ampliação do Aeroporto Regional e os acessos municipais, além da ponte na entrada de Ubiretama.

Na educação, a região pede a contratação de professores e servidores para a unidade da UERGS em São Luiz Gonzaga. Já no setor de eventos e turismo, foi destacado que em 2026 completam-se 400 anos da chegada dos jesuítas ao Rio Grande do Sul. Por isso, foi solicitado o apoio e a parceria do Estado para marcar os festejos.

João Silvestre

Assessoria de Imprensa