Agricultura
01/12/2022 14H23
Decepcionados pela família de Milton e Elveni Justen, agricultores de São Paulo das Missões puderam visualizar, nesta quarta-feira (30/11), na prática o manejo de diferentes variedades de feijão, implantadas na unidade de experimentação junto à propriedade localizada na Linha Dona Helena Norte, com o apoio da Emater/RS-Ascar. Para o cultivo de 14 variedades, envolveu-se também o filho do casal, Mateus Justen, estudante da Casa Familiar Rural de Campina das Missões.
Na visita guiada pela equipe municipal da Emater/RS-Ascar, os produtores observaram vários aspectos do desenvolvimento da cultura como precocidade, altura da planta, tamanho da vagem e do grão, entre outros. As sementes foram adquiridas da Cooperfumos, cooperativa de Encruzilhada do Sul, com o intuito de avaliar sua adaptação na região e posteriormente fomentar a cultura no município.
Os extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Canísio Ittner Berwaldt e Júnior Kessler avaliam que a iniciativa contribui com a segurança e soberania alimentar das famílias, e a maioria das famílias de agricultores do município cultiva e consome a leguminosa. Em alguns casos é fonte complementar de renda, com a venda do excedente diretamente para consumidores finais.
Assim que as variedades atingirem a maturação, será feita a colheita e a pesagem para a avaliação da produtividade de cada cultivar.
Fotos: Júnior Kessler, Divulgação, Emater/RS-Ascar
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa