O Instituto Nacional de Meteorologia e a Marinha confirmaram o "alerta laranja" para a tempestade subtropical batizada de Yakecan, que deve atingir o Rio Grande do Sul com mais intensidade a partir da tarde desta terça-feira.
Conforme os especialistas anunciaram em entrevista coletiva, realizada em Brasília na noite desta segunda-feira, os ventos devem superar os 100 km/h no trajeto da tempestade.
Atualmente, encontra-se no "nível laranja" de alerta, podendo passar para o vermelho, nível máximo, conforme a evolução. Os ventos podem ultrapassar os 100 km/h, e devem ser mais fortes no Rio Grande do Sul a partir da tarde desta terça-feira e ao longo da noite, entrando na madrugada de quarta-feira.
A coletiva foi realizada no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília. Conforme a coordenadora geral de meteorologia aplicada do Inmet, explicou sobre o monitoramento, desde a semana passada, de um ciclone subtropical que se desprendeu e mudou de categoria, passando então para tempestade subtropical - quando passam a receber nomes.