Mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul estão na potencial rota do ciclone subtropical que atinge o território gaúcho a partir desta terça-feira, segundo boletim meteorológico da MetSul. Apesar de ainda possuir trajetória imprecisa, o que é comum em situações de fenômenos climatológicos extremos, o cenário já é de alerta máximo no estado.
Segundo projeções divulgadas pela MetSul, o ciclone deve ingressar pelo Sul gaúcho, o que fará com que a velocidade do vento se intensifique muito ao longo da tarde e noite de terça-feira, primeiramente pela região extremo Sul e depois para áreas mais ao Sul da Lagoa dos Patos. Na sequência, na noite desta terça, o campo de vento extremamente forte vai se mover pela Lagoa dos Patos e pelo litoral até áreas mais ao Sul do Litoral Norte.
No começo da quarta, o vento sopra forte na Serra e atinge com mais força áreas entre o Norte da Lagoa dos Patos e o Litoral Norte. Por isso, em Porto Alegre, o pior do vento deve ocorrer no final da terça e nas primeiras horas da quarta.
“Trata-se de situação de elevado perigo meteorológico e de extremo risco à população com alta probabilidade de danos e comprometimento de serviços públicos essenciais como luz e água”, alerta a MetSul, ao explicar que ainda que a trajetória precisa seja difícil de indicar, não há dúvidas sobre a gravidade do fenômeno que atingirá o estado: “Todos os dados de modelos meteorológicos, sem exceção, indicam um ciclone muito intenso e com valores de pressão extremamente baixos junto ao Leste do Rio Grande do Sul. A pressão no centro do ciclone pode cair a valores tão baixos quanto 980 hPa ou menos, equivalentes a de um furacão categoria 1 fosse um ciclone tropical no Atlântico Norte.”
Confira a lista de municípios com maior risco de registrar problemas causados pela passagem do ciclone:
- Chuí
- Santa Vitória do Palmar
- Pelotas
- Rio Grande
- Capão do Leão
- São José do Norte
- Piratini
- Pedro Osório
- Pinheiro Machado
- Morro Redondo
- Turuçu
- São Lourenço do Sul
- Cristal
- Camaquã
- Mostardas
- Tapes
- Sertão Santana
- Cerro Grande do Sul
- Sentinela do Sul
- Mariana Pimentel
- Guaíba
- Barra do Ribeiro
- Eldorado do Sul
- Viamão
- Porto Alegre
- Canoas
- Gravataí
- Cachoeirinha
- Alvorada
- Glorinha
- Osório
- Santo Antônio da Patrulha
- Palmares do Sul
- Balneário Pinhal
- Cidreira
- Tramandaí
- Xangri-lá
- Imbé
- Capão da Canoa
- Arroio do Sal
- Maquiné
- Terra de Areia
- Três Cachoeiras
- Torres