Atenção: o deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) anunciou hoje que vai protocolar, na Assembleia nesta quarta-feira, um projeto de lei para acabar com os rodeios, que segundo ele, não tem origem na cultura de campo, sendo “importados” dos Estados Unidos. Para ele, Esmeralda, o berço do laço, não existe no mapa.
Mais: ao apresentar argumentos, o deputado se mostra desinformado: afirma que nas provas de laço “os bezerros são derrubados, podendo ficar tetraplégicos”. Até o boi sabe que no laço, nunca a rêz é derrubada. E a prova da cura de terneiro, onde aí sim, o animal é pealado, foi banida faz tempo das festas campeiras oficiais. Em postagem no Instagram, ele usa a foto de um boi de pernas para cima, que aparenta ser de vaquejada, tradição que não existe no estado.
Chance zero do projeto ser aprovado. Em tempo: Maroni foi o único parlamentar (assim como o próprio acusado) a votar contra a cassação do deputado Ruy Irigaray (Aliança Brasil), que perdeu o mandato por usar CCS para reformar a casa da sogra.
Maroni se diz defensor dos animais, mas não é unanimidade entre os protetores…