A formação de um ciclone extratropical deve causar temporais no Rio Grande do Sul ao longo desta semana. A previsão da Climatempo é de que chova até 300 milímetros entre esta terça (3) e quinta-feira (5) em algumas regiões – o dobro da média para este mês em alguns locais. Além disso, rajadas de vento podem alcançar 130 km/h.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os volumes de chuva estimados devem ficar entre 50 e 100 milímetros. A instabilidade climática deve deixar o estado com o afastamento do fenômeno, o que deve ocorrer na sexta-feira (6). Isso vai fazer com que as temperaturas caiam. A previsão é que haja registro de temperaturas mínimas de até 7ºC, como em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, e Bagé, na região da Campanha. Na Serra, deve gear.
“Os ciclones extratropicais estão, em geral, associados com as frentes frias", explica a meteorologista Carine Gama.
As regiões que devem ser mais afetadas pelo mau tempo são a Norte, a Serra e a Noroeste. As rajadas mais fortes de vento devem ser registradas no Litoral. No Sul, os dias devem seguir com sol.
Previsão para terça-feira (3)
A chuva volta a se espalhar por todo o estado e o dia segue nublado e com condições para temporais, principalmente no Norte, Noroeste e Serra.
Previsão para quarta-feira (4)
Exceto pela região da Campanha, as demais áreas do estado seguem com nebulosidade e potencial para pancadas de chuva, com ventania no Nordeste do estado.