Por volta das 8h30 deste sábado (19), a força de resposta rápida da Corporação de Bombeiros do Rio Grande do Sul, com equipamentos, veículos e efetivo de 20 bombeiros de São Borja, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Cruz do Sul e Canoas, passou a fronteira e ingressou em Santo Tomé na Argentina.

O contingente especializado da FR2 da corporação tem treinamento padronizado e atua em missões de busca, salvamento e resgate em situações extremas, especialmente condições climáticas adversas, cuja dimensão extrapola a capacidade de resposta da unidade local.

Foto: reprodução/Eduardo Bonotto

Neste momento, existem 17 focos ativos em toda a província de Corrientes, com mais de 700 mil hectares e 31 mil plantações florestais queimadas. A grande preocupação, no momento, é dos focos estarem nas proximidades de povoados e da própria cidade de Santo Tomé.

Ainda na madrugada, o prefeito de São Borja, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores Adão Santiago e do secretário e Chefe da Defesa Civil Moacir Tiecher, esteve em Santo Tomé para visualizar a dimensão e proporção dos incêndios.

Confira o relato de Bonotto:

“Após o pedido do intendente [prefeito] de Santo Tomé, José Augusto Suaid, ainda na data de ontem para nosso município, para o Estado do Rio Grande do Sul e para o Presidente da República, rapidamente mantivemos os devidos contatos para o apoio. Agradeço ao vice-governador Del. Ranolfo Vieira Júnior, senador Luis Carlos Heinze, deputado estadual Frederico Antunes, embaixador Daniel Scioli, cônsul Ricardo Alberto, comandante dos Bombeiros do RS Luís Carlos Neves Soares Júnior (extensivo a todos bombeiros incansáveis em todos trabalhos) pela atenção e agilidade com o pleito. Nosso muito obrigado.

Somos nações diferentes, divididas pelo nosso Rio Uruguai, mas jamais vamos nos furtar de auxiliar nossos irmãos e vizinhos argentinos que sempre tivemos um ótimo relacionamento como seres humanos, cidades vizinhas e também irmãs conforme nossas origens. O mesmo rio e ponte que nos separam serve de ligação para nos aproximarmos”, disse Bonotto. 

Foto: reprodução/Eduardo Bonotto

Fonte: Assessoria do prefeito Eduardo Bonotto

Deixe seu Comentário