A fumaça oriunda dos incêndios florestais que atingem a provÃncia de Corrientes, na Argentina, há cerca de um mês, encobriu o céu em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros, moradores preocupados relataram a ocorrência.
A condição piora a qualidade do ar, afirma a corporação. No entanto, a situação deve melhorar após a chuva prevista para as próximas horas. Em diversos pontos, a fumaça alterou a paisagem de Uruguaiana. A cidade faz fronteira com Paso de los Libres, sendo separadas pelo Rio Uruguai. Veja o vÃdeo acima.
Na quinta (10), as menores umidades registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no paÃs foram em Uruguaiana, Quaraà e Alegrete, com apenas 15%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar fique entre 60% e 80%.
Incêndios em Corrientes
O governador da provÃncia de Corrientes, Gustavo Valdés, decretou estado de emergência agropecuária na última segunda (7), em razão dos focos de incêndio. A agência pública de notÃcias Télam afirma que são mais de 300 mil hectares atingidos na região, conforme Serviço Nacional de Manejo do Fogo.
"A provÃncia enfrenta estresse hÃdrico que, somado à s altas temperaturas e baixa umidade do ambiente, dificultam muito o combate ao incêndio", afirmou Alberto Seufferheld, diretor do órgão.
De acordo com as autoridades, havia focos ativos nas localidades de Santo Tomé, cidade que faz fronteira com São Borja, no RS, Concepción, Mercedes, San Miguel e Curuzú Cuatiá.
Quatro aviões trabalham no combate à s chamas. Além disso, brigadistas das provÃncias de Jujuy, Santiago del Estero e Buenos Aires também atuam na região.
Fonte: G1