Geral
05/02/2022 15H12
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (03), o Decreto nº 56.363/2022, com validade de 180 dias, que homologa situação de emergência em Caibaté e mais nove municípios gaúchos devido à estiagem. Em consequência dessa aprovação, os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados.
O prefeito de Caibaté em exercício, Daniel Seffrin Herther, informa que a publicação será encaminhada pela Prefeitura Municipal para todas as agências bancárias instaladas no município, a fim de auxiliar produtores na prorrogação de dívidas de investimentos e custeios.
De acordo com o secretário municipal de Administração e Planejamento, Adilson Bentz, o próximo passo é conseguir o reconhecimento da Situação de Emergência por parte da União, para que o município tenha a possibilidade de receber auxílios do Governo Federal em cestas básicas, caminhões-pipas e demais ferramentas que o ente federativo disponibiliza aos municípios afetados.
Além de Caibaté, o mesmo Decreto homologa situação de emergência em São Nicolau, Tuparendi, Ajuricaba, Pinheiro Machado, Pejuçara, São Domingos do Sul, Floriano Peixoto, Nova Bassano e Santo Cristo.