Na manhã desta segunda-feira (10/01), foi assinado pelo Prefeito em Exercício, Júlio Ledur, o decreto nº Nº 2.679 o qual declara Situação de Emergência nas áreas Rurais e Urbanas do Município afetadas pelo Evento Adverso da Estiagem.
O decreto foi emitido após o Parecer Técnico da EMATER/ASCAR-RS de Cerro Largo, Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Públicos, e relatório favorável do Coordenador Municipal da Defesa Civil, Elmar Greff, relatando a ocorrência deste Evento Adverso favorável à declaração de situação de emergência no município.
Cabe ressaltar, que o Município já vem há meses enfrentando a falta de água, principalmente em propriedades rurais. A estiagem vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais.
Na oportunidade, o Prefeito em exercícios, Júlio Ledur, frisou que: ” Foi averiguada toda a documentação e laudos necessários à decretação de situação de emergência, em função da severa estiagem que está afetando o município de Cerro Largo, com grandes perdas na produção de milho, silagem, produção de leite, e agora prejudicando também a cultura da soja e a falta de água para o consumo humano” explicou Júlio.
O Decreto tem validade por 180 dias e entra em vigor na data de sua publicação.
DECRETO NA SUA INTEGRA ESTÁ PUBLICADO NO SITE DO GOVERNO MUNICIPAL www.cerrolargo.rs.gov.br